domingo, 30 de outubro de 2011

Cores de Outono por terras de Codeçais

Estas são as primeiras cores de Outono, captadas neste ano de de 2011, nalgumas vinhas de Codeçais no concelho de Carrazeda de Ansiães.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Torre de Moncorvo - Porta do Castelo (o "antes e o "depois")

(O "depois" - Ano de 2011)
(O "antes" - Ano de 2008)
Porta da Vila de Torre de Moncorvo - o resultado, depois de alguns restauros e pintura, o que faz a diferença entre o "antes" (ano de 2008) e o "depois" (ano de 2011).

Mirandela - Reflexos noturnos nas águas do Tua


Fotografia: Imagem captada à noite, no decorrer das Festas da Cidade 2011.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Momentos Mágicos no Rio Sabor

Fotografias: Imagens do Rio Sabor, captadas na Foz do Sabor- concelho de Torre de Moncorvo, em Abril de 2011.

Larinho - Descanso em frente à Capela de N.ª S.ª de Fátima



Click nas imagens para aumentar

Os bancos em frente à Capela de Nossa Senhora de Fátima, são o ponto de encontro de muitos idosos da aldeia do Larinho - concelho de Torre de Moncorvo.

sábado, 15 de outubro de 2011

Ponte das Olgas em Pereiros (Concelho de Carrazeda de Ansiães)

Já há algum tempo, que pretendia visitar a Ponte das Olgas, em Pereiros, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Foi então em mais um passeio fotográfico, pela aldeia, à 2 de Julho de 2011, que resolvi explorar mais o termo da aldeia, permitindo-me assim visitar esta ponte.
Esta ponte além de ser conhecida por Ponte das Olgas, é também conhecida por Ponte Medieval ou Ponte Romana
Procurei alguma marca que me pode-se indicar a data da sua construção, mas sem sucesso. Sem qualquer marca, não se sabe ao certo a data da sua construção para se dar esta designação. Talvez  alguns estudos feitos por especialistas/ historiadores possam precisar uma data. 
Toda ela construída em granito, de um único arco de volta perfeita e redondo, com tabuleiro plano lajeado a granito, antecedido por duas rampas, possuindo ainda as suas guardas que se mantêm em bom estado de conservação, permitia a travessia sobre a Ribeira das Lajes, fazendo assim a ligação entre Pereiros e Freixiel, sendo um testemunho da rede viária que rasgava o antigo termo de Ansiães durante o Período Medieval.
Acesso: EN 214 (Vila Flor - Carrazeda de Ansiães), EM de Carrazeda para Pereiros, seguir pela Igreja Matriz, até ao Largo Luís de Camões, passando pela casa dos Caiados, seguindo uma canelha por entre sobreiros, em direcção à ponte.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Criação de suínos ao ar livre

Imagens como estas, ainda se encontram nalgumas aldeias do Nordeste Transmontano, onde a criação de suínos, se faz ao ar livre. 
Noutros tempos, nas aldeias do Nordeste Transmontano, em quase todas as casas, se criava pelo menos, um porco para a matança, sendo o principal sustente durante o ano. Hoje já não acontece assim com tanta frequência, há quem compre já morto, ou então compre a carne nos talhos, para fazer o fumeiro.
Havia e há ainda quem faça grandes criações, para vender os porcos, enquanto pequenos ou então já grandes na altura das matanças, que acontecem pelos meses mais frios do ano, sendo a matança do porco, uma tradição, que ainda vai prevalecendo nalgumas aldeias, mas já não é o que era.

Fotografia: Imagens captadas em Samões - Concelho de Vila Flor

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

Tempo de Vindimas (no lagar)

Mais um ano de vindimas a chegar ao fim. Estas imagens mostram as uvas pisadas no lagar, dando lugar ao sumo da videira, que de seguida irá para as pipas.

Fotografias: Imagens captadas em Codeçais - Carrazeda de Ansiães.

Um olhar sobre o céu Transmontano

Nem sempre andamos de olhos postos no céu, mas o céu, por vezes surpreende-nos com imagens extraordinárias. São imagens como estas que fazem a diferença!
Este é o céu Transmontano....

Nas margens do rio Tua


Fotografias: Imagens captadas nas margens do Rio Tua, no lugar das "latadas".