terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vila Flor - 1.º Dia TerraFlor 2011 (Marcado com a Inauguração da Feira e actuação de Lucenzo)


Este ano a TerraFlor - Feira de Produtos e Sabores (IX Edição), não se realiza nas mesmas datas de anos anteriores, mas de 22 a 26 de Agosto, aquando da Festa de S. Bartolomeu, a qual, esta inserida no programa TerraFlor 2011. Quanto ao local também não é o habitual (Recinto da Feira), mas sim no centro da vila, estando os expositores no novo Parque de Estacionamento (antigo celeiro) e os concertos realizam-se no largo em frente à Câmara Municipal.
.



O primeiro dia da TerraFlor, foi marcado com a inauguração da Feira, actuação da Banda Filarmónica de Vila flor  e com a actuação de Lucenzo, no largo em frente à Câmara Municipal de Vila Flor, sendo este pequeno, para tantos admiradores do artista da terra - Vilas Boas - concelho de Vila Flor.
Vídeos: LocalVisão TV

Ver programa aqui

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Esculturas Naturais em Pereiros (Concelho Carrazeda de Ansiães)

Estas, são algumas das "Esculturas Naturais", que podemos encontrar no termo de Pereiros - Concelho de Carrazeda de Ansiães, em que a natureza nos presenteia com estas maravilhas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vilas Boas - Festa em Honra de N.ª Sr.ª da Assunção 2011 (2)

Afim de complementar a postagem anterior: Vilas Boas - Festa em Honra de N.ª Sr.ª da Assunção 2011 (1), deixo aqui mais, este conjunto de imagens da Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção

Vilas Boas - Festa em Honra de N.ª Sr.ª da Assunção 2011 (1)

No dia 15 de Agosto de 2011, o andor de Nossa Senhora da Assunção, voltou a subir ao Cabeço, onde centenas de pessoas esperavam por esse momento glorioso - a chegada da Senhora da Assunção.

Em breve outras imagens da procissão.

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia do Lançamento do Livro "A Romaria do Cabeço" do Padre Joaquim da Assunção Leite

O livro "A Romaria do Cabeço" da autoria do Padre Joaquim da Assunção Leite e edição da Câmara Municipal de Vila Flor, foi apresentado ao público, dia 13 de Agosto de 2011, pelas 21 horas, no Centro de Visitas do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas - concelho de Vila Flor.
Romaria do Cabeço, é o assunto central desta obra. tal como diz Abílio Evaristo, no prefácio do livro: "(...) Aos estimados leitores, a quem esta obra se destina, posso assegurar que vão encontrar um livro de leitura entusiasmante, com clareza de linguagem, recorrendo com frequência ao modo de falar tipicamente transmontano. Posso afiançar-vos que a descrição sobre a Romaria do Cabeço é uma cópia da realidade verificada até à década de setenta, do pretérito século. É impressionante a componente histórica desta obra. O titulo deste livro, Romaria do Cabeço, deixa muito claro qual é assunto central da obra. Quem teve o privilégio de participar na Romaria à Senhora da Assunção nas décadas de cinquenta, sessenta e setenta, do século passado, não terá qualquer dificuldade em rever a sua infância na narrativa.(...)"
Como diz ainda no prefácio, este livro pode ser dividido, em três partes: "(...) A primeira, o autor expõe ao leitor, de modo breve e sintético sem a pretensão de querer esgotar o assunto, a história do Cabeço onde está erigido o Santuário dedicado à Senhora da Assunção. Mesmo assim, facilmente se poderá compreender a grandeza actual deste imponente templo dedicado à Virgem Maria e a aliança com o povo transmontano. Seguidamente, conta-nos, com uma clareza notável, recorrendo, muitas vezes, de forma pioneira, a um português transmontano, á herança religiosa que recebera de sua mãe, a devoção à Senhora da Assunção que aos cinco anos visitou o Santuário e considerou” Esse foi o dia mais lindo da minha infância!”. Depois continua o seu hino ao mundo rural de antigamente até que chega ao ponto culminante, o exame da terceira classe e a promessa de visita à Senhora do Cabeço. A partir daí, o autor relata, com um realismo impressionante, a participação na Romaria à Senhora da Assunção: a saída de casa, as peripécias pelo caminho, a chegada ao Santuário, a participação nas cerimónias, os cânticos em honra de Maria, a diversão, as zaragatas de alguns romeiros e, por fim, o regresso a casa e a despedida da Romaria, com a promessa de lá voltar. Na última parte, o autor faz pedagogia religiosa. Explica, com nitidez, a distinção entre Ascensão e Assunção. Fala-nos da Páscoa de Abril e da Páscoa de Agosto, afirmando acerca desta “ Que Maria, a Mãe do Senhor, também tem a sua Páscoa e que ela se celebra a 15 de Agosto, no pino do Verão…”. Também não esquece o dogma da Assunção e afirma o culto a Santa Maria em terras de Portugal. Por fim, refere a actualidade do culto mariano, representado na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, pela mão do “arquitecto de Deus”, Gaudi. Este livro parece-nos, sem qualquer receio de errar, um complemento da actividade vocacional do autor e uma homenagem, sentida e profunda, ao povo da sua terra. Mas, é, sobretudo, uma vibrante demonstração de devoção à Senhora da Assunção, pondo especial ênfase na estreita ligação entre a Mãe de Deus e as gentes deste sítio de Portugal.(...)"
Além da presença do autor da obra (Padre Leite), Padre Delfim, Padre Maia, Prof. Abílio Evaristo (Presidente da Junta de Freguesia de Vilas Boas e autor do Prefácio), Dr.º Artur Pimentel (Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor), Dr.ª Gracinda Peixoto (Vereadora da Cultura), Grupo Coral de Vilas Boas e Grupo Coral de Vila Flor (que cantaram alguns cânticos), convidados, familiares e amigos do autor, muitos foram os que estiveram presentes, para a apresentação desta obra, escrita por um homem,  com muita devoção à Nossa Senhora da Assunção

Obrigado Padre Leite, por trazer, esta mais valia ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lançamento do Livro: "A Romaria do Cabeço" da autoria do Padre Joaquim da Assunção Leite

O livro, "A Romaria do Cabeço" da autoria do Padre Joaquim da Assunção Leite e edição da Câmara Municipal de Vila Flor, vai ser apresentado ao público, dia 13 de Agosto, pelas 21 horas, no Centro de Visitantes do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas.



Click na imagem para aumentar

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lucenzo em Vila Flor (22-08-2011)


No primeiro dia da IX TerraFlor (22 de Agosto), a noite vai ser abrilhantada com a actuação de LUCENZO.


Visite Vila Flor e assista aos espectáculos musicais da IX Terra Flor .

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vila Flor em Festa - IX TerraFlor - Feira de Produtos e Sabores e Festa de S. Bartolomeu (Programa)



Entre 22 e 26 de Agosto de 2011, vai decorrer em Vila Flor a IX TerraFlor, em simultâneo com os festejos de S. Bartolomeu, onde não irão faltar,  espectáculos musicais, culturais e desportivos. 

Aproveite para visitar Vila Flor e ao mesmo tempo acompanhar os festejos de S. Bartolomeu e  IX Edição TerraFlor, onde poderá conhecer e apreciar os vários produtos da região, como: os azeites, os vinhos do Douro e Porto, o melão e o pêssego da Vilariça, o cabrito Transmontano o borrego Terrincho, entre outros.

Click nos cartazes para aumentar
Nota: Para mais informações, visite o site do Município de Vila Flor, em: http://www.cm-vilaflor.pt/noticias/158

Vilas Boas - Romaria de Nossa Senhora da Assunção 2011 (Programa)

Romaria de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas - concelho de Vila Flor, decorre de 31 de Julho a 15 de Agosto, sendo o 15 de Agosto o dia principal das festividades, onde decorrerá a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção desde a aldeia de Vilas Boas até ao "Cabeço" (Santuário de Nossa Senhora da Assunção).

Para ver  Romarias de anos anteriores click aqui

Nota: Click no cartaz para aumentar

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nabo - Festa em Honra de Nossa Senhora do Carrasco (Programa)

A aldeia do Nabo, no concelho de Vila Flor, vai estar em festa, nos dias 12 e 13 de Agosto. Festa essa em honra de Nossa Senhora do Carrasco.
Aproveite, para visitar, está aldeia do Nordeste Transmontano, e acompanhar as festividades.

Click no cartaz para aumentar

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fotografia Vencedora do Concurso de Fotografia lançado pelo "Sabor Douro e Aventura"

De 107 fotografias, colocadas a concurso (lançado por SABOR DOURO E AVENTURA, na sua página do Facebook: http://www.facebook.com/SaborDouro), podendo-se ver magnificas paisagens do Douro, duas das quais minhas, esta foi a vencedora, tendo sido premiado, com uma descida do Douro Internacional em canoa, para duas pessoas.
.
Antes de mais, obrigado ao Sabor Douro e Aventura, pela iniciativa deste concurso, que nos deu a conhecer o que o Douro, tem de belo. Obrigado também, a todos, que gostaram, votaram e comentaram as minhas fotos, tornando uma delas vencedora do concurso, pois sem vocês não seria possível.