quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sopas de Espargos Selvagens (4/6 pessoas)

Ingredientes:


- 300 g de espargos;
- 300 g de bacalhau desfiado e demolhado;
- 4 ovos;
- 3 batatas médias;
- 2 tomates médios (esmagados);
- ½ cebola;
- Azeite qb;
- 1 dente de alho;
- Pimenta qb;
- ¼ de pão caseiro
- Salsa picada qb



Preparação:

Cortam-se os espargos em pedaços de 3 cm, lavam-se e escaldam-se em água a ferver durante 2 minutos. Entretanto, coloca-se num tacho a cebola picada, azeite e alho. Depois de refogar, deita-se um copo de água e, em seguida, dois tomates pelados.
Junta-se o bacalhau desfiado, deixando estufar um pouco, deitando-se de seguida os espargos e a pimenta, acrescentando-se mais um pouco de água, para, de seguida, pôr a batata picada. Deixa-se ferver até estar tudo cozido. Acrescenta-se água e deitam-se os 4 ovos lentamente, mexendo sempre. Por fim adiciona-se o pão, já cortado em pequenos pedaços, mexe-se e deixa-se repousar até ser servido.
BOM APETITE!


Este prato, é muito apreciado pelos Transmontanos, mas para além deste prato os espargos selvagens podem ser confeccionados noutros pratos: Omolete de espargos, Migas de espargos selvagens com ovos mexidos; Massa com espargos, etc.
.
Confeccione qualquer destes pratos, com espargos e delicie-se.

Nota: Antes de cozinhar os espargos selvagens, devem-se lavar e escaldar durante dois minutos, para eliminar impurezas e para perderem o sabor amargo.

3 comentários:

Luís Branquinho Pinto disse...

Tem um aspecto delicioso Jorge.
Abraço

Anónimo disse...

sem duvidas e um dos meus pratos favoritos. e quando feito pela minha mae e uma delicia

eu antonio disse...

Só de ver e cresce a água na boca No meu quinteiro tenho muitos espargos, mas chega sempre alguém primeiro e o Porto aqui tão perto.

--
António Ventura