terça-feira, 3 de maio de 2011

Giesta-Amerela, Giesta-Negral, Giesta-das-Serras ou Maias

Este tipo de giesta é conhecido como Giesta-Amerela, Giesta-Negral, Giesta-das-Serras ou Maias,  pois no 1º de Maio é costume, colocar uma ramo desta giesta nas portas ou janelas das casas, contra o mau-olhado, ou para que haja fartura. 
Pertence à Família das Fabaceae, Género: Cytisus, Espécie: Cytisus striatus (Hill.) Rothm, sendo a  época de floração entre o mês de Abril e Junho.
É um arbusto de 1 a 3 metros de altura, caducifólio, ramos abundantes, estriados e flexíveis, com 7 ou mais costas em forma de T no corte transversal.
Em tempos mais longínquos, antes de serem utilizados os adubos, esta espécie de giesta, à semelhança de outras espécies, era semeada, como forma de renovar a fertilidade dos solos cultivados com cereais. É um arbusto caducifólio, de ramos flexíveis, com folhas constituídas por 1 a 3 folículos, flores amarelas, sendo o fruto uma vagem arredondada coberta por pêlos.
É uma planta, que existe em locais onde não há grandes árvores ou mesmo inexistente, vivendo nas rochas em locais bem expostos ao sol. Além ser utilizada na compostagem de estrumes é também utilizada para fazer a cama de animais.

Fotografias: Imagens captadas aquando de uma subida ao cabeço "castelo" entre Pereiros e Codeçais, no concelho de Carrazeda de Ansiães.


Em breve estarão disponíveis imagens e descrição dessa subida ao "castelo", onde citarei outras espécies.

Sem comentários: