quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Linha do Tua - Estação de Macedo de Cavaleiros

A Linha do Tua, é uma ligação ferroviária de linha estreita, que liga a Estação do Tua à Estação de Bragança, tendo de comprimento total 133,8 Km. Actualmente encontra-se em funcionamento apenas 16 Km da linha entre o Cachão e Carvalhais, uma vez que o troço entre a  estação do Tua e o Cachão está encerrado desde o acidente de dia 22 de Agosto de 2008.
O troço Carvalhais a Bragança encontra-se encerrado a todo o tráfego ferroviário desde 1992. Mas já, em Dezembro de 1991, tinha encerrado o troço Mirandela - Macedo de Cavaleiros e passado alguns dias, um descarrilamento em Sortes, fez com que se desse o encerramento do troço Macedo de Cavaleiros a Bragança. A operação de encerramento definitivo do troço Mirandela a Bragança em 1992, ocorreu durante a noite, sem aviso prévio. Quer em Bragança, quer em Macedo de Cavaleiros, estiveram presentes forças policiais, para evitar o registo de imagens e ao mesmo tempo para afastar a população, que ao ter conhecimento da operação pelas rádios locais, deslocou-se às estações destas localidades. O material circulante ai estacionado, foi retirado por via rodoviária e não por via ferroviária. Nessa noite foi relatado um corte nas telecomunicações. Devido a estes acontecimentos, essa noite ficou registada como: "A Noite do Roubo."
A Linha do Tua, desde o acidente de dia 22 de Agosto de 2008, encontra-se encerrada entre a estação do Tua e o Cachão.
Hoje, parte da Linha do Tua, vê-se ameaçada de submersão pela construção da Barragem do Tua,  deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária. Movimentos e Associações, têm lutado no sentido de defender a linha, sendo contra à construção da barragem, mas apesar de todos os esforços e lutas para o evitar, a barragem parece que vai ser construída, o que é de lamentar.

Estas imagens foram captadas junto à Estação de Macedo de Cavaleiros no dia 10 de Fevereiro de 2011, podendo-se ver o estado, em que se encontra a mesma, quer o edifício, quer o espaço envolvente, não sendo diferente  noutras estações e apeadeiros em todo o troço encerrado desde 1992.

Sem comentários: