sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Carrazeda de Ansiães - Fonte das Sereias e Pelourinho

Como referi na postagem  "Brasão em Carrazeda de Ansiães",  no dia 28 de Julho de 2010, num passeio, pela vila de Carrazeda de Ansiães, passei pela “ Praça 6 de Abril " onde se encontra a Fonte das Sereias e o Pelourinho com escudo nacional Joanino, erguido no século XVIII, em frente à actual Biblioteca Municipal.
A Fonte das Sereias, é toda ela em granito, tendo no centro uma coluna costituida por quatro sereias colocadas verticalmente, rematada com um anel, donde parte a taça circular decorada com caneluras profundas. Na continuação encontram-se quatro mascaras com bicas e por cima destas acenta um cubo, tendo em cada face um nicho com a imagem de Santa Àgueda e junto aos cantos superiores duas cruzes em relevo acentuado. A rematar todo este conjunto que constitui a fonte, acenta um motivo em forma de cilindro com arcos e circulos em profundo relevo, parcendo a figura de um castelo.
Também nesta Praça, se encontra o Pelourinho erguido no século XVIII. Pois a partir de 1734 foi feita a mudança da sede de concelho da vila de Ansiães para Carrazeda de Ansiães, opondo-se a esta perda de importância os habitantes de Ansiães revoltaram-se o que levou à destruição do velho Pelourinho de Ansiães e à construção deste em Carrazeda de Ansiães. Este Pelourinho assenta numa base formada por três degraus, formando em planta, uma flor de quatro pétalas. O fuste  é octogonal,  bem como o capital, decorado com o escudo nacional Joanino, sendo rematado por uma pirâmide cónica truncada.

Sem comentários: