terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vilas Boas - Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção (2010)

No dia 15 de Agosto, há semelhança de anos anteriores, eu e mais a família dirigimo-nos ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção para mais um festa em honra de Nossa Senhora.

Este ano decidimos, sair de casa por volta do meio-dia e levarmos uma merenda e comermos lá. Pois durante a tarde seria mais complicado conseguir um lugar perto do Santuário, ou seja do largo ao fundo do escadario, onde se daria a chegada da Procissão e e a celebração da Missa.

Eram então 13:00 horas, quando chegamos, e conseguimos então um lugar mesmo ao pé do escadario que desce para Vilas Boas. já ali havia algumas pessoas a comer o seu farnel e nós tratamos de fazer o mesmo. Depois de comermos, decidimos subir até ao largo ao fundo do escadário, eram já muitos aqueles que ali se encontravam.

Depois de estarmos por ali um pouco, descemos avenida abaixo, onde havia várias barracas locais e de outras localidades a vender. Era grande a variedade de produtos que se encontravam à venda, dos mais tradicionais aos mais modernos.
Eram 16:00, quando estávamos ao fundo do escadario, quando chegou um Grupo de Acordeonistas, que animaram o largo com umas belas musicas, atraindo assim um número considerável de pessoas de volta deles apreciando e escutando o som dos acordeões. Eu dirigi-me então junto deles fotografando-os e filmando algumas musicas que colocarei aqui no blogue numa outra postagem.

Estavam-se a aproximar as 19:00 horas e o momento mais esperado do dia, a chegada da Procissão e do Andor de  Nossa Senhora da Assunção. Eram então 18:30 horas, quando se começou a ver os primeiros intervenientes na procissão a aproximarem-se do largo. O percurso, é bastante longo, saindo a procissão de Vilas Boas até ao Santuário, percorrendo assim 2 quilómetros. Na Procissão seguiam duas Bandas de Musica, um grande número de figuras Bíblicas, vários peregrinos descalços, 11 andores, sendo o último o de Nossa Senhora da Assunção, o maior de todos, carregado por um grande número de pessoas.
A chegada de Nossa Senhora da Assunção, é o momento alto, sendo  saudada por todos aqueles que a esperavam, que eram muitos. Depois da chegada de Nossa Senhora, celebrou-se então a Missa campal, sendo assistida por algumas pessoas, pois também são muitos aqueles que ao fim da Procissão vão comer às barracas que ali se encontram de comes e bebes, enquanto outros regressão a casa, embora alguns ainda voltem para à noite assistirem ao fogo de artifício, espectáculos este que também colocarei aqui no blogue em vídeo. Eu e a família, depois da Missa fomos comer, pois o estômago já o pedia. Mas à meia Noite, lá estávamos nós, bem como muitos, no largo à espera do espectáculo pirotécnico, que começou um pouco depois da Meia-Noite. Depois de três morteiros, ao cimo do escadario novo ascendeu-se em luz com a seguinte mensagem: “ Comissão Sauda-vos”, depois logo de seguida foi a vez de se ver aparecer entre fumo e luz a imagem de Nossa Senhora e de seguida deu-se então início ao brilhante e magnifico fogo de artificio que encheu o céu de luz.

Depois deste espectáculo foi altura de regressar a casa, foi um pouco complicado devido ao grande número de automóveis que saiam dos parques, mas com a ajuda dos militares da GNR, lá iam saindo uns e outros.

Foi assim mais um ano de devoção a Nossa Senhora da Assunção, mas verifiquei que o numero de visitantes, já não é igual aquele que estava acostumado a ver a alguns anos, pois neste dia há muitas festas noutras localidades não muito distantes, o que talvez esteja na origem de haver menos gente. Mas de qualquer maneira são muitos aqueles que sobem ao “Cabeço de Nossa Senhora da Assunção”, em Vilas Boas.

2 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ JORGE!
que belas fotos!!!
bem haja.foi a única maneira de eu ver este ano a festa desta linda Sra.da Assunção,uma vez que não fui lá...

nao disse...

festa linda e magnifica pela sua beleza,so vi um pouco tarde estas lindas fotos fiquei deslumbrada ,espero que este ano supere obrigado