sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vila Flor Em Festa (Festa em honra de São Bartolomeu) 2010

Vila Flor, do dia 21 ao dia 24 de Agosto, esteve em festa, festa essa em honra de São Bartolomeu. No dia 21, houve teatro no Centro Cultural, com a peça "Super Silva". No dia 22 deu-se também no Centro Cultural o lançamento do Livro "Cantos da Montanha" de Dr.º João de Sá.
A noite do dia 22, foi animada pelo Grupo Musical “A.F.”, que atraiu um grande número de pessoas ao largo em frente à Câmara Municipal, estando todo o recinto e escadas à frente da Câmara repleto de pessoas, assistindo e dando um pezinho de dança ao som deste grupo musical, tendo tocada algumas musicas de baile, até por volta da Meia-Noite e a partir daí tocaram musicas mais modernas (ritmo de discoteca), até por volta das 2:00 horas da Madrugada. A Avenida também se encontrava repleta de gente, onde não faltavam algumas barracas, quer de comes e bebes, quer de algum artesanato e produtos regionais.

A noite do dia 23, voltou a ser em grande, pois foram bastantes, aqueles que se juntaram mais uma vez em frente à Câmara Municipal, para escutarem e verem o Grupo Musical “Função Pública, que fez vibrar o Largo, chegando mesmo alguns elementos do grupo saltarem do palco para ao pé do público, tendo actuado até por volta das 2:00 da Madrugada.
Na manhã do dia 24, dia de São Bartolomeu, foi anunciada a festa com alguns morteiros, tendo havido Missa às 11:00 horas da manhã, na Igreja Matriz. Às 18:00 horas, deu-se início à Procissão. Cheguei, junto da Igreja da Misericórdia às 17:55 horas, onde já havia um grande número de pessoas. Aguardava-se então a chegada dos andores com o Sagrado Coração de Jesus e com São Bartolomeu, vindos da Igreja Matriz, até à Igreja da Misericórdia, onde estavam os restantes andores, tendo-se de seguida dado inicio então à Procissão. Eram muitos aqueles que esperavam ao longo das ruas a passagem da procissão, que percorreu a vila num percurso com duração de 1:15 horas.
Depois da chegada à Igreja Matriz os andores com o Sagrado Coração de Jesus e com o São Bartolomeu, ficaram na Igreja Matriz, enquanto os restantes regressaram à Igreja da Misericórdia e no final a Banda de Musica de Vila Flor, que acompanhou a procissão tocou algumas musicas em frente à Igreja. Depois disto às pessoas regressaram a suas casas para depois à noite voltarem ao largo em frente à Câmara, que voltou a encher com mais um arraial a cargo do “Grupo Musical Belcanto”.
Ao chegar, à Meia-Noite, o grupo parou de tocar, para se dar início ao fogo de artifício, o que levou as pessoas a procurar o melhor ângulo para assistir a esse magnífico espectáculo. Ao fim do fogo o grupo voltou a actuar, tocando musicas mais mexidas da actualidade apreciadas pelos mais jovens. Pelas 2:00 horas, da madrugada, o Grupo Musical deu por encerrada a sua actuação e terminaria assim mais uma festa em hora de São Bartolomeu.
De seguida colocarei aqui no blogue, em vídeo, todos os momentos vividos, quer da Procissão, quer da actuação dos Grupos Musicais, bem como do fogo de artifício.

Sem comentários: