sábado, 22 de maio de 2010

Junqueira - sepulturas abertas na rocha

A Junqueira anexa à freguesia da Adeganha, fica situada no Vale da Vilariça a cerca de 15 Km de Torre de Moncorvo.
Quem chega à entrada da aldeia depara no meio do cruzamento, com uma placa com o nome Junqueira, e uma pedra com alguns versos da autoria do Sr.º Pe. Joaquim Leite, gravados em azulejo, versos esses dedicados à aldeia da Junqueira. Ai mesmo, também se encontra plantado junco, pois o nome desta planta, poderá estar relacionado com o nome da aldeia, por isso acharam por bem ali o deixarem.

Nesta visita à Junqueira, daquilo, que vi, o que mais me chamou à atenção, foram as sepulturas abertas na rocha. Estas sepulturas, encontram-se nas fragas das Cevadeiras, junto ao caminho em terra batida que liga a Junqueira à Adeganha. Pois parece que ali existiu noutros tempos um cemitério romano, razão pela qual existirem ali tais sepulturas.

Quem segue da Junqueira para à Adeganha por esse caminho, um pouco depois da área habitacional, encontra-as à sua esquerda.

Assim que deixei o caminho deparei logo com estas imagens. Ao mesmo tempo, fiquei maravilhado e desapontado. Fiquei maravilhado e surpreendido por ali encontrar tais vestigios, por outro lado fiquei desapontado e intrigrado, por se encontrarem naquele estado.

Ali deparei com três sepulturas, duas delas estavam juntas e uma outra mais separada no meio de uns carrascos. Não sei se ali existe mais alguma ou não, pois não tinha muito tempo disponível para explorar o terreno, mas numa próxima visita ao local, procurarei melhor.

Pois é de lamentar, que vestígios destes, podendo ser considerados património Nacional, como são deitados assim ao abandono, ao esquecimento, e não há ninguém, Junta de Freguesia, Autarquia, que façam, algo por preservar estes achados.
 
Imagem no mapa

No Concelho de Torre de Moncorvo, tenho conhecimento, de existirem outras semelhantes, mas esquecidas tal e qual como estas na Junqueira, o que é lamentável.

Sem comentários: