sábado, 15 de maio de 2010

Castedo

Dia 1 de Maio desloquei-me à aldeia do Castedo. Esta aldeia dista 21 km de Torre de Moncorvo, sede do concelho. Fica situada numa encosta , num planalto que se estende pela serra que vai dar à Lousa. Tem como património a Igreja matriz, capelas de S. Sebastião, de N. Sra. do Rosário e de St. António, fontes, calvário e cruzeiros. Barragem do Palameiro, zona de caça, moinhos, lagar de azeite, miradouro e paisagem natural. Festas e romarias: S. Miguel (29 de Setembro) e St. António (13 de Junho).

Depois de ter entrado na aldeia pela estrada que liga a Lousa à Horta da Vilariça, deparei com a imagem de uma capelinha, capelinha de S. Sebastião, onde parei para fazer algumas fotografias da mesma, vendo mais à frente uma enorme igreja.

Desloquei-me até esta, verificando que se tratava da Igreja Matriz, com uma enorme torre sineira. A sua construção é toda em granito trabalhado, enquadrando-se num adro com muro em pedra.

Parei em frente a esta fotografando um fontanário que ali existe, mas água nada de a ver.

Enquanto fotografava o fontanário surgiu-me à frente um casal de idosos em cima de uma carroça, puxada por um burrico, que já tinha encontrado na estrada ao deslocar-me para a aldeia. Já dentro da aldeia voltei a ver outro senhor também numa carroça puxada por um outro burrico, pois ali as pessoas vivem praticamente da agricultura, olivicultura e pastorícia, possuindo assim este tipo de animais, que são bons a trabalhar a terra.

Entrei então no adro da igreja, pelo escadario ao lado do cruzeiro, vi que as portas da mesma estavam abertas e decidi então entrar no seu interior,

havia quatro senhoras a trabalhar nos arranjos da igreja, olhei o seu interior, ficando maravilhado com toda aquela beleza, mas sem fotografar, pois não havia visibilidade/claridade suficiente para tal.

Depois sai e deixei esta dirigindo-me novamente à estrada, em direcção da Horta da Vilariça. Já na estrada depois de sair do Castedo, parei o carro, uma vez que o local onde me encontrava permitia-me ter uma visão praticamente geral da aldeia, donde fiz algumas panorâmicas da mesma.

Depois segui a estrada, vindo a passar por a Vide, que falarei a seguir.

Sem comentários: