sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pinhal do Norte

No dia 25 de Julho, depois de ter registado a chegada a Codeçais do Passeio Motar que a associação Cultural e Desportiva organizou, decidi fazer uma visita ao Pinhal do Norte.
Pinhal do Norte é uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães que pertence ao distrito de Bragança, situada na margem esquerda do rio Tua. Dista da sede de concelho, aproximadamente 12 km. Tem como anexas as aldeias de Brunheda, Felgueira e Sentrilha.
Ao chegar a entrada do Pinhal, encontramos ao lado da estrada, pintado numa enorme rocha o nome da aldeia e brasão de Carrazeda de Ansiães e bandeira de Portugal.
Segui até ao cruzamento da estrada nova que liga o Pinhal a Carrazeda e desci pela rua que passa defronte da Igreja em direcção ao largo do Terreiro, rua esta, pavimentada a grandes lages graníticas, gastas pelo tempo, com linhas desiguais.
Parei ao meio da rua para ver a Igreja Matriz que tem uma construção lateral direita à entrada do adro, tipo Capela/Casa dos Milagres, e data de 1859.
Mas como o portão da entrada para o adro da Igreja estava fechado, desci até ao Largo do Terreiro e subi a rua que leva à Igreja e daí fiz algumas fotografias da aldeia.
É no largo do Terreiro que se fazem as festas da aldeia.
Falar em festa, o Pinhal vai estar em festa já a partir de hoje, festa da Senhora das Neves, conforme se pode constatar no programa que aqui coloco. Há ainda a festa de Santa Eufémia no 2.º Domingo de Setembro, onde fazem uma procissão até à capela de Santa Marinha, fora do povo. Também no meio do campo há a capela da Rr. Dos Aflitos.Este conjunto constitui o centro cívico da povoação onde se costumam juntar os que ali vivem ou que ali acorrem.
O Largo do terreiro, tem um enorme plátano no centro e ali, vão dar todas as ruas e a descer, neste Largo encontramos a Capela de S. Bartolomeu que data de 1873,
Existe também logo ao lado um cabanal onde o ferrador põe as ferraduras aos animais.
Neste espaço existe ainda uma fonte ou bebedouro e outra fonte de 1927 com um arco redondo.
Aqui é onde se costumam juntar os que ali vivem ou que visitam a aldeia.
O Pinhal do Norte tem como anexas Sentrilha, Felgueira e Brunheda. De Felgueira já falei neste blogue, das outras falarei noutra altura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola antes demais Parabens ,pelo excelente trabalho realizado ! e sempre bom saber q alguem se importa pela nossa terra ,nao sendo de la mas sim uma filha adoptiva ,e como tal e com imenso prazer e apreco que visitei este blog .
MUITOS PARABENS ;pela iniciativa e continue .....
ATE SEMPRE ...
Rosa ventura

Anónimo disse...

Ola Parabens pelo teu Blog.É bom ver a nossa terra.É pena que acabem as tradicoes ,mas que va avendo uns olhares atentos pelas coisas que vao ficando de uma amiga de coracao desta terra.